Você é organizado ou só pensa que é?

varrerOrganização começa com administração de tempo. Todos dizem haver novidade sobre o assunto, e muitos o consideram um troço fora de moda e chato (ih, aquele papo de novo…). Mas, porque as pessoas continuam a se atrasar? Entregar trabalhos com o prazo furado ou levar horas procurando documentos perdidos nas gavetas e nos HDDs? Ter que papear com o guarda para convencê-lo que estavam justamente indo, justamente, naquele momento renovar a carteira de habilitação (vencida há cinco meses…) e ficar estressados com essa pressão permanente das pessoas e do tempo sobre todos nós?

Organizar-se ajuda a solucionar o cotidiano, e libera tempo para resolver o que realmente importa. Não é mais possível ver gente capaz e talentosa perder oportunidades na vida profissional por conta de sua desorganização pessoal. Sim, isso requer um pouquinho de disciplina e vontade. E a cumplicidade dos que nos cercam pode, é claro, ajudar muito. Mas, não é nenhum bicho-papão e não requer o talento de um Pavarotti.

O grande desafio é fazer com naturalidade coisas como anotar compromissos, observar prioridades, preparar-se com antecedências para reuniões. Ou seja, coisas que parecem não ter charme ou importância. São pequenas atitudes meio esquecidas no meio do turbilhão de compromissos do cotidiano que aporrinha.

Tá bom, mas, o que pode ser feito para sobrar tempo para as novas oportunidades e desafios que devemos enfrentar? Como se organizar sem sentir que estamos carregando um fardo?

Pense no que está sugerido a seguir:

• Comece por aquilo que depende apenas de você. Não espere que os outros façam, para que então você possa começar a fazer alguma coisa. Duas coisas que geralmente testam sua vontade de aprimorar sua organização são sua mesa de trabalho e sua documentação pessoal e da família. Comece por estas duas e observe os resultados.

• Implante uma ideia a cada vez. Sim, são muitas ideias boas e a vontade é fazer logo uma mudança radical. Adote uma abordagem homeopática.

• Procure dividir suas ideias e propósitos com alguém que possa auxiliá-lo, e evite pessoas que já têm outros problemas. Nesse assunto, é melhor gente de alto astral.

• Aprenda a divulgar as coisas que deram certo antes de falar dos insucessos. Não diga “deu quase tudo certo, mas, ainda não consigo fazer com que …”, mas, sim, “está dando certo, e ficará melhor quando eu conseguir fazer com que…”.

• Faça da sua agenda uma companheira de verdade. Confie a ela por escrito uma porção de coisas que não precisam consumir esforço de fixação. Guarde sua memória para as coisas, os momentos e as experiências agradáveis, e não para pequenas informações, datas e compromissos que uma vez acontecidos desaparecem como vapor.

Tenha claro que, cada vez mais, teremos excesso de informações, solicitações, demandas e trabalho para fazer, e que as empresas não vão contratar mais gente para isso. Assim, pessoas mais organizadas e disciplinadas terão mais chances de fazer seu trabalho melhor e mais rápido nessas situações do que aqueles atolados em sua desordem pessoal. As novidades e oportunidades estão aí para serem aproveitadas. Let’s enjoy them!

Texto com base em artigo escrito por Fernando Henrique da Silveira Neto
Título – NINGUÉM CONSEGUE SER ORGANIZADO AQUI

autor Ana

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *