Quanto vale o trabalho de uma boa agência?

anima2Uma agência de comunicação estruturada pode fazer muito mais do que simplesmente dar forma a peças, distribuir mídia ou programar posts. As agências devem ser vistas como parceiras na realização dos objetivos do cliente. A diversidade de serviços ofertados vai além dos tradicionais, e inclui planejamento, pesquisa, discutir o negócio do cliente, auxiliá-lo a desenvolver o seu mercado, visualizar oportunidades etc.

Estaríamos falando de uma super-estrutura? De uma empresa milagrosa que tem respostas para tudo, saindo de dentro da cartola ou da mente criativa de um publicitário? Logicamente não.

As agências têm, pela própria atividade, a oportunidade de vivenciar experiências riquíssimas, de empresas em vários setores da economia. São problemas e soluções diversas que provavelmente nenhuma outra atividade é capaz de vivenciar. Esta experiência tem um valor inestimável e pode ser aplicada em outras tantas empresas-clientes.

Vale lembrar que a troca de informações e de experiências não é cobrada pelas agências. Isto faz parte do dia-a-dia, da operação da conta do cliente.

Curiosamente, enquanto as agências evoluíram e se prepararam para serem guardiãs das marcas e dos negócios de seus clientes, desenvolvendo profissionais e ampliando seus serviços, muitos discutem sua remuneração. E isso tem a ver com a atribuição de valor.

A resposta à pergunta, título deste artigo, deveria ser uma outra pergunta: “Cliente, quanto vale a sua imagem e o seu negócio?” Porque esta é a atividade das agências: oportunizar negócios para seus clientes, desenvolver suas marcas, comunicar na busca de resultados (como primam José Luiz Garcia e Tininha Rodrigues, sócios da Anima). Isto significa ser muito mais do que um prestador de serviços. Significa troca, confiança. Para que estas premissas sejam verdadeiras é necessário que os clientes percebam o potencial a ser explorado nas agências e, logicamente, que sejam correspondidos. Caso não sejam, troquem, busquem uma agência melhor estruturada e atualizada.autor Ana

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *